Dos 362 cidades que recebem água encanada no estado, 96 estão enfrentando racionamento por conta da seca que afeta a Bahia há mais de quatro meses. As informações são da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), concessionária do serviço. A Bahia tem, ao todo, 417 cidades. Nesta terça-feira, 16, a Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, começou a ter a água racionada.
Segundo a Embasa, o motivo foi a falta de chuva esperada para o final de março e também a alta na demanda, provocada pelo calor que permanece mesmo com o fim do verão.

Municípios como Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, enfrenta o racionamento pela segunda vez em menos de um ano. Segundo a Embasa, a estimativa era que, entre novembro de 2012 e fevereiro deste ano, o nível de água das chuvas chegasse a 700 milímetros na região de Barra do Choça, onde ficam duas barragens que abastecem a cidade. No entanto, o índice não ultrapassou os 290 milímetros de água.
A situação de estiagem também fez com que mais de 50% das cidades entrassem em estado de alerta por conta do problema, segundo a Defesa Civil do Estado. (Fonte: Cordec)
Nenhum comentário:
Postar um comentário