quinta-feira, 18 de abril de 2013

Quase 100 cidades baianas têm água racionada em consequência da seca

Dos 362 cidades que recebem água encanada no estado, 96 estão enfrentando racionamento por conta da seca que afeta a Bahia há mais de quatro meses. As informações são da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), concessionária do serviço. A Bahia tem, ao todo, 417 cidades. Nesta terça-feira, 16, a Ilha de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, começou a ter a água racionada. 
Segundo a Embasa, o motivo foi a falta de chuva esperada para o final de março e também a alta na demanda, provocada pelo calor que permanece mesmo com o fim do verão. 
Esses fatores, segundo o órgão, influenciaram para baixar o nível da barragem, que abastece duas sedes municipais, 26 localidades da Ilha de Itaparica e um distrito do município de Jaguaripe. O manancial está com 16% da capacidade total de acumulação, alerta a empresa. A redução de 50% no abastecimento vai durar por três meses. 
Municípios como Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, enfrenta o racionamento pela segunda vez em menos de um ano. Segundo a Embasa, a estimativa era que, entre novembro de 2012 e fevereiro deste ano, o nível de água das chuvas chegasse a 700 milímetros na região de Barra do Choça, onde ficam duas barragens que abastecem a cidade. No entanto, o índice não ultrapassou os 290 milímetros de água. 
A situação de estiagem também fez com que mais de 50% das cidades entrassem em estado de alerta por conta do problema, segundo a Defesa Civil do Estado. (Fonte: Cordec)

Nenhum comentário: